sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fim & Eternidade

Um título exprime de forma sempre imperfeita aquilo que se quer transmitir. O “Fim” do título de hoje é o fim dos meus textos semanais aqui no blog mas fica uma promessa de “Eternidade”: Para o próximo ano (escolar), será retomada a minha actividade.

E acabando de uma maneira totalmente diferente daquela que comecei, acabo esta minha escrita semanal com poesia. Acabo com algo novo para mim mas antiquíssimo no tempo e na história. A poesia é isto mesmo: Algo novo e antigo, porque em cada leitura e em cada olhar, ela diz “o novo”, faz sentir algo nunca dito, diz o homem porque nos diz!

E deve ser esta a meta para a nossa vida, um homem novo e à procura da Eternidade, de Deus que tanto amou o mundo, “que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). E como se procura e se encontra a Eternidade, é o próprio S. Paulo que nos responde: “Que o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem. Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno; adiantai-vos uns aos outros na estima mútua. Não sejais preguiçosos na vossa dedicação; deixai-vos inflamar pelo Espírito; entregai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. Partilhai com os que passam necessidade; aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros; não vos preocupeis com as grandezas, mas entregai-vos ao que é humilde; não vos julgueis sábios por vós próprios. Não pagueis a ninguém o mal com o mal; interessai-vos pelo que é bom diante de todos os homens. Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens.” (Rom 12,9-13.15-18).

E nesta difícil despedida fica uma proposta, releiam os meus textos, que também terão sempre algo novo para dizer. E agora o poema:

Fim & Eternidade

Pouco a pouco
Seca a tinta
E as palavras
Permanecem…

Pouco a pouco
Finda o dia
E não sei…
O que mais dizer.

Pouco a pouco
O mundo controla
Grito…
E a voz retira-se.

Pouco a pouco
Sinto uma paz
É o meu Deus
É o meu pai…

Pasadas Pimenta
Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam

Imagem: MINIATURIST, English, Winchester Bible (1160)

Sem comentários:

Enviar um comentário